Fazer o check-in

O check-in é uma confirmação de dados do passageiro que passa pela apresentação de documentos e identificação da bagagem, gerando no final o cartão de embarque que dará acesso à zona de controlo de segurança e porta de embarque. O check-in pode ser realizado no aeroporto ou online.



Check-in no balcão do aeroporto:

Caso o check-in seja feito nos balcões do aeroporto deve ter-se em consideração que pode ser um processo mais demorado e por isso deverás chegar ao aeroporto entre 90 a 180 minutos antes da hora do voo, consoante as indicações da companhia aérea.

À chegada ao aeroporto, confirma na reserva qual o número do voo e verifica nos monitores informativos a que balcão te deves dirigir para efetuar o check-in.



Self Check-in no aeroporto:

Existem já muitos aeroportos que disponibilizam para algumas companhias o Self Check-in, pequenos quiosques onde é possível o passageiro realizar a confirmação dos seus dados e imprimir o cartão de embarque evitando filas de espera. Caso leves contigo bagagem de porão basta dirigires-te depois ao balcão de drop-off da respetiva companhia e entregá-la.



Check-in online:

Para um grande número de destinos e agências é disponibilizado o check-in online, que fica disponível 36 horas antes do embarque.

Depois do check-in online estar completo é enviado para o e-mail fornecido na reserva o cartão de embarque que deverá ser impresso para apresentar no controlo de segurança e porta de embarque. A maioria das companhias aéreas dispõem já de aplicações móveis que te permitem apresentar o cartão de embarque sem ter de ser impresso. Como sou uma pessoa super prevenida levo sempre em papel também, não vá o diabo tecê-las…. Importa salientar que é cobrado um valor absurdo pela impressão dos cartões de embarque no aeroporto.

À chegada ao aeroporto basta depois dirigires-te ao balcão de drop-off para entregares a bagagem de porão se for o caso.